Atividades extraclasse.

Atividade de Campo da disciplina de Finanças Bancárias

Discentes realizam observação qualitativa dos meios de pagamento no evento da Procissão do Fogaréu

Os meios de pagamentos são utilizados para a comercialização de bens e serviços. A existência dos meios de pagamento possibilita a especialização produtiva, na qual os indivíduos podem produzir um único produto e terem acesso a todos os bens necessários para sua existência. Historicamente, os meios de pagamento evoluíram de forma significativa, passando por moedas mercadorias (como sal, gado etc.), para moedas em formato de objetos (chaves, facas, pele de animais), com avanço para moedas antigas (ouro, prata etc.), até a existência do papel moeda com garantia fiduciária. No entanto, desde a década de 1970, houve uma evolução expressiva na forma com que as pessoas comercializam produtos, pois surgiram meios de pagamento digitais que revolucionaram a forma de comprar e vender.

É o caso do cartão de crédito, cheques, Near Field Communication (NFC), QR Code, boleto, reconhecimento facial, entre outros. Mas uma forma de consumo que de fato revolucionou o Brasil foi o PIX, lançado em 2020, em pouco tempo, tornou-se o meio de pagamento mais popular no país. Em 2023, os brasileiros realizaram quase 42 bilhões de transações pelo PIX, representando um crescimento de 75% em relação ao ano de 2022 (Almeida, 2024). Essa modalidade de pagamento foi responsável pela inclusão de 71,5 milhões de brasileiros no sistema financeiro (Almeida, 2024).

De fato, esse novo meio de pagamento facilita o consumo e beneficia tanto consumidores quanto fornecedores. O empreendedor que disponibiliza ao cliente uma variedade maior de opções de pagamentos consegue atender às preferências de diferentes clientes e, com isso, tem a chance de concluir novas vendas (Estadão, 2024). Há, ainda, algumas situações em que o fornecedor concede desconto quando a modalidade de pagamento não gera custos, como no caso do PIX. No entanto, algumas precauções devem ser tomadas, como: confirmar o valor ao escanear um QR CODE, confirmar o nome para quem está sendo transferido, estabelecer limite de transferência etc.

O município de Goiás (GO) é conhecido por celebrar a Semana Santa, reunindo, todos os anos, dezenas de milhares de pessoas. Em 2024, a previsão é que a programação religiosa da Semana Santa leve mais de 70 mil turistas na cidade de Goiás. Assim, entender quais são os meios de pagamento utilizados durante o evento é essencial (GOIAS, 2024).

Neste evento, em uma atividade realizada pelos alunos do Curso de Administração, por meio da observação qualitativa, foram identificados alguns pontos importantes. Inicialmente, notou-se que os meios de pagamento digitais foram amplamente utilizados no evento, em especial, o PIX e o cartão de crédito. Nesse sentido, todos os comerciantes abordados no evento afirmaram aceitar todas essas formas de pagamento. O papel moeda é pouco utilizado, ficando reservado a pequenas compras e doações na igreja, especialmente entre os idosos, que, na maioria das vezes, não possuíam acesso a esses tipos de pagamentos digitais. Observou-se, ainda, que devido à forte demanda pelos meios digitais de pagamento, a maioria das lojas possuíam duas ou três “maquininhas” de recebimento de pagamentos digitais.

Os alunos ainda observaram que para as compras de maior valor, predomina-se o uso do cartão de crédito, devido a possibilidade de pagamentos parcelados e maior tempo para o desembolso dos recursos. Um ponto adicional a ser destacado diz respeito aos pagamentos à vista, embora os comerciantes não paguem taxas bancárias ao receberem por PIX e por papel moeda, não há nenhum desconto associado a esses pagamentos à vista. Pelo contrário, observou-se que, em pagamento em espécie, os comerciantes têm dificuldade em fornecer o troco aos clientes.

REFERÊNCIAS

Almeida, D. Pix foi o meio de pagamento mais popular do Brasil em 2023. 2024. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-03/pix-foi-o-meio-de-pagamento-mais-popular-do-brasil-em-2023 >. Acesso em: 25 de março de 2024.

ESTADO. Os meios de pagamento podem ser grandes aliados para o seu negócio; descubra como usar cada um deles. 2024. Disponível em: < https://www.estadao.com.br/pme/os-meios-de-pagamento-podem-ser-grandes-aliados-para-o-seu-negocio-descubra-como-usar-cada-um-deles/>. Acesso em: 25 de março de 2024.

GOIÁS. Governo do Estado lança site sobre a Semana Santa na cidade de Goiás. 2024. Disponível em: < https://goias.gov.br/cultura/governo-do-estado-lanca-site-sobre-a-semana-santa-na-cidade-de-goias/> Acesso em: 25 de março de 2024.

Categorias: NOTÍCIA