
Trabalho de Campo da disciplina de Incubadora II
Curso de Administração da UFG realiza trabalho de campo para conhecer produção agroecológica em lote da reforma agrária.
No dia 24/05/2025, os estudantes do curso de Administração da UFG/Câmpus Goiás, da disciplina de Incubadora de Empreendimentos Sociais II, ministrada pela professora Jaqueline Talga, realizaram um dia de trabalho de campo no lote de produção agroecológico de Altamiro e Sirlene, no município de Goiás, Go. O intuito da turma era conhecer a produção agroecológica realizada pela família e também saber sobre a história e como funciona a cesta camponesa, que é um modelo de comercialização direta de alimentos entre produtor/a e consumidor/a.
Fomos acolhidos/as com um delicioso café da manhã.
Durante o dia de campo percebemos que a agroecologia é um novo modo de produzir eticamente comprometido com o cuidado e a vida, Altamiro relatou que um dos motivos que o fez começar a transição agroecológica foi o fato de como ele iria dizer para filha mais velha, que na época tinha 2 anos, que seu pai produzia um alimento que ela não poderia comer, mas que ele vendia para outras pessoas.
A agroecologia, ao contrário da monocultura, é um sistema de produção verdejante, por ter o cultivo de vários tipos de plantas juntos, que exige, nas palavras de Altamiro: “paciência, perseverança e fé. Fé em você, acreditar em você, porque na primeira plantação você não vai colher tudo que plantou, nem na segunda, mas a médio e longo prazo”... Doze anos depois de começar a fazer a transição agroecológica, Altamiro e Sirlene conseguem produzir com um investimento menor do que na produção com veneno e adubação química industrial, porque a terra, antes devastada, já está em maior sintonia com o ambiente após a adoção contínua de manejo agroecológico.