Liberação de pré-requisito

Atualizada em 05/10/23 15:46

Regulamentado pelo Art. 64 do RGCG, o estudante terá direito à liberação de pré-requisito de componentes curriculares da matriz curricular a qual está vinculado, mediante à existência de vaga na turma do componente, objeto da liberação, e desde que atenda a pelo menos uma das seguintes condições:

I- ter cursado e ter sido reprovado com nota final igual ou maior a 5,0 (cinco) no(s) pré-requisito(s) no componente equivalente, desde que a equivalência esteja prevista no PPC;
II- ter integralizado, no mínimo, 85% (oitenta e cinco por cento) do currículo.

Ex.: No PPC do Curso de Administração, a disciplina Matemática Financeira é pré-requisito da disciplina Administração Financeira I. Logo, o estudante só poderá se matricular em Administração Financeira I caso tenha sido aprovado em Matemática Financeira. Caso o estudante tenha sido reprovado em Matemática Financeira com nota 5,0, por exemplo, poderá solicitar a liberação desse pré-requisito para se matricular em Administração Financeira I, mesmo sem a aprovação do seu pré-requisito.

Caso o estudante se enquadre em algum dos requisitos, poderá solicitar a liberação do pré-requisito. A solicitação deve ser feita via SEI e o Coordenador do Curso irá analisar o cumprimento dos requisitos. O prazo para realizar a solicitação está previsto no Calendário Acadêmico e não serão aceitas solicitações feitas fora do prazo estabelecido. É importante também o discente consultar o quadro de horários para o semestre seguinte, pois ele só poderá solicitar liberação de pré-requisitos de disciplinas que irão ser ofertadas no próximo semestre. O quadro de horários do Curso de Administração poderá ser acessado clicando aqui.

Caso você tenha dúvidas sobre as disciplinas e seus respectivos pré-requisitos, poderá consultar a grade de disciplinas clicando aqui.

Abaixo, um tutorial mostrando o passo a passo de como deve ser feita a solicitação pelo SEI:

1) Acesse o SEI (clique aqui).

2) Entre com seu e-mail e senha. Caso seja o primeiro acesso ao SEI, siga os passos do tutorial de Primeiro Acesso clicando aqui.

tela-sei

3) Na tela inicial, clique em Peticionamento e depois clique em Processo Novo.

Tutorial liberação de pré-requisito - passo 1

4) No campo Tipo do Processo digite: liberação de pré-requisitos. Em seguida, clique na opção Regional Cidade de Goiás: Graduação: Liberação de Pré-requisitos e Correquisitos.

Tutorial liberação de pré-requisito passo 2

5) No campo Especificação, digite: Liberação de pré-requisito.

tutorial liberação de pré-requisito passo 3

6) Clique em Liberação de pré-requisito e/ou correquisito.

liberação de pré-requisito passo 4

7) Na nova janela que irá abrir, insira os seus dados conforme solicitado. No campo Solicito Liberação, marque um "X" na opção Do(s) pré-requisitos da disciplina/módulo. Em seguida, no campo Semestre para o qual deseja liberação do requisito, marque um "X" na opção referente ao semestre em que a disciplina será ofertada. Posteriormente, no próximo campo, marque um "X" no requisito que você se enquadra para obter o deferimento da liberação do pré-requisito.

liberação de pré-requisitos passo 5

8) No lado esquerdo da tabela, você deverá inserir o código e nome da disciplina que não foi cursada ou que houve reprovação (Ex.: Administração Financeira I). No lado direito da tabela, você deverá inserir o código e nome da disciplina que você deseja cursar sem ter o pré-requisto. Abaixo um exemplo do preenchimento:

liberação de pré-requisitos passo 6-2

9) Clique no botão Salvar.

liberação de pré-requisito passo 7

10) No campo Documentos Essenciais, clique no botão Procurar e selecione o arquivo do seu Histórico que deve estar salvo no computador (caso não tenha o arquivo do seu Histórico atualizado, poderá baixá-lo pelo SIGAA). No campo Tipo de Documento, selecione a opção Histórico. No campo Complemento do Tipo de Documento, digite: Histórico.

liberação de pré-requisito passo 8-2

11) No campo Formato, marque a opção Nato-digital se você tiver inserido o PDF baixado diretamente do SIGAA ou a opção Digitalizado se o arquivo tiver sido digitalizado de um documento físico. Em seguida, clique no botão Adicionar.

liberação de pré-requisito passo 9

12) Por fim, clique no botão Peticionar e insira sua senha na janela que irá aparecer, para realizar a assinatura eletrônica.

liberação de pré-requisito passo 10