Solicitação de acréscimo de componente (SEI)

Atualizada em 06/10/23 17:37

Regulamentado pelo Art. 69 do RGCG, o procedimento consiste na solicitação do estudante em acrescentar disciplinas em sua matrícula após ter passado o período de matrículas e acréscimo pelo SIGAA, conforme estabelece o Calendário Acadêmico. As solicitações são analisadas pelo Coordenador do Curso responsável pela oferta do componente e para a decisão, deve ser levado em consideração os seguintes requisitos:

I - justificativa comprovada do impedimento para solicitar acréscimo no período previsto em calendário acadêmico;

II - vaga disponível;

III - aprovação nos pré-requisito do componente curricular, se houver;

IV - matrícula nos co-requisitos do componente curricular, se houver;

V - carga horária máxima a ser cursada por semestre, quando estabelecida no projeto pedagógico do curso;

VI - ausência de sobreposição de horários de aulas;

VII- possibilidade de cumprir a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular.

É importante ressaltar que o aluno pode frequentar as aulas até a decisão do Coordenador ser inserida no processo. Para isso, deverá ser informado ao professor e apresentar uma comprovação de que já foi peticionado o processo de solicitação de acréscimo.

Abaixo, um tutorial mostrando o passo a passo de como deve ser feita a solicitação pelo SEI:

1) Acesse o SEI (clique aqui).

2) Entre com seu e-mail e senha. Caso seja o primeiro acesso ao SEI, siga os passos do tutorial de Primeiro Acesso clicando aqui.

tela-sei

3) Na tela inicial, clique em Peticionamento e depois clique em Processo Novo.

Tutorial liberação de pré-requisito - passo 1

4) No campo Tipo do Processo digite: Acréscimo de Componente. Em seguida, clique na opção Câmpus Cidade de Goiás: Graduação: Acréscimo de Componentes Curriculares.

passo4-acréscimo

5) No campo Especificação, digite: Acréscimo de componente.

passo5-acréscimo

6) Clique em Acréscimo de Componente Curricular.

passo6-acréscimo

7) Na nova janela que irá abrir, insira os seus dados conforme solicitado. No campo Código, insira o código do componente informado no Sigaa. Em seguida, no campo Nome, insira o nome do componente. Posteriormente, informe a justificativa para ter solicitado o acréscimo fora do prazo previsto no Calendário Acadêmico.

passo7-acrescimo

8) Clique no botão Salvar.

liberação de pré-requisito passo 7

9) No campo Documentos Essenciais, clique no botão Procurar e selecione o arquivo que deve estar salvo no computador que comprove a motivação para que você não tenha feito o acréscimo no período estabelecido no Calendário Acadêmico. No campo Tipo de Documento, selecione a opção Requerimento. No campo Complemento do Tipo de Documento, digite: Comprovante.

liberação de pré-requisito passo 8-2

10) No campo Formato, marque a opção Nato-digital se você tiver inserido um PDF ou a opção Digitalizado se o arquivo tiver sido digitalizado de um documento físico. Em seguida, clique no botão Adicionar.

liberação de pré-requisito passo 9

11) No campo Documentos Complementares você preencherá caso tenha mais documentos para comprovar a ausência de solicitação do acréscimo no período previsto no Calendário Acadêmico. O preenchimento será nos mesmos moldes em que ocorreu no campo Documentos Essenciais (passos 9 e 10).

12) Por fim, clique no botão Peticionar e insira sua senha na janela que irá aparecer, para realizar a assinatura eletrônica.

liberação de pré-requisito passo 10