acréscimo-de-disciplinas

Mudanças na solicitação extemporânea de acréscimo de disciplinas

A partir do período 2023.2, as solicitações extemporâneas de disciplinas, ou seja, aquelas realizadas fora do prazo previsto no Calendário Acadêmico, deverão ser feitas pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

As matrículas são feitas pelos próprios alunos, através do SIGAA, no período estabelecido pelo Calendário Acadêmico e conforme escalonamento divulgado pela UFG. Porém, quando um aluno não faz a matrícula por algum motivo, ele pode solicitar acréscimo de disciplinas, que consiste na vinculação do discente à determinadas turmas/disciplinas após verificação de alguns requisitos pela Coordenação do Curso, como: se possui vagas na turma solicitada, cumprimento de pré-requisitos, não ter se passado mais de 25% das aulas da disciplina, dentre outros.  Com o deferimento da Coordenação do Curso, o aluno é vinculado automaticamente à turma/disciplina solicitada. Geralmente, o Calendário Acadêmico estabelece 2 momentos de solicitação de acréscimo de disciplinas pelo SIGAA.

A alteração do procedimento ocorre com as solicitações fora do prazo estabelecido no calendário. Anteriormente, elas eram feitas no balcão da Secretaria Acadêmica, com o preenchimento do requerimento físico. A partir desse semestre, o requerimento físico será substituído por processo eletrônico no SEI. O discente deverá acessar sua conta no sistema, peticionar o processo de solicitação de acréscimo de disciplinas, preencher o formulário de solicitação e anexar a documentação que comprova o motivo de não ter feito a matrícula ou acréscimo no período do calendário. O processo será remetido à Coordenação de Curso que avaliará a solicitação.

Caso o aluno tenha dificuldade no peticionamento deste processo, poderá acessar o Tutorial de Solicitação Extemporânea de Acréscimo de Disciplinas.